A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que atravessa o Rio Tocantins e conecta os estados de Tocantins e Maranhão, desabou na tarde deste domingo (22). O colapso ocorreu por volta das 14h50, interrompendo a BR-226, importante via que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, confirmou uma morte, uma pessoa resgatada com ferimentos, e dois desaparecidos. Em publicação nas redes sociais, Brandão lamentou as vítimas e detalhou as operações de resgate. “Até o momento, temos um óbito confirmado, uma vítima resgatada, hospitalizada em Estreito, e duas vítimas desaparecidas. Somente com os resultados das operações de mergulho saberemos o número exato de desaparecidos”, afirmou o governador. Ele também informou que seu governo está oferecendo total apoio aos técnicos federais que trabalham no local para garantir o socorro e mitigar os danos causados pela interdição da via.
O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, também se manifestou, confirmando vítimas, queda de veículos e motocicletas, além da profundidade superior a 50 metros no local do desabamento. “Nos unimos no apoio ao resgate das vítimas”, escreveu nas redes sociais.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu completamente. O órgão declarou a interdição total da ponte e enviou equipes para avaliar a situação e investigar as causas do acidente.
As equipes de resgate, compostas por militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Tocantins, estão realizando buscas no Rio Tocantins em busca de possíveis vítimas desaparecidas.
Rotas alternativas
O DNIT também anunciou rotas alternativas para quem precisa seguir pela região. Os motoristas vindos de Tocantins devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis a Luzinópolis, seguir até a BR-230 e seguir até o km 101, em São Bento, no Maranhão. De lá, devem pegar a direção de Axixá e Imperatriz (MA). Já os usuários que partem do Maranhão devem seguir pela BR-226 até Porto Franco, de onde devem seguir pela BR-010 até Imperatriz.
*Com informações Agência Brasil