A noite de sexta-feira(17/01) e madruga de sábado, assim como ocorreu em diversas regiões do Brasil, sobretudo no sudeste e região sul, mas também na região norte como em Santarém(PÁ), Coari no centro da floresta amazônica, foi castigado por eventos climáticos com chuvas torrenciais causando alagamento em diversos bairros, deixando moradores em situação de pânico.
Logo nas primeiras horas da manhã de sábado, o prefeito Adail Pinheiro(Republicano)e vice prefeito Emanuel Pinheiro(União Brasil), reuniu um comitê de emergência, com a presença do secretário de Obras o engenheiro civil José Freire Lobo e demais secretários municipais, além de assessores, visitaram as áreas mais afetadas pela forte chuva, avaliando os estragos e impactos causados, e oferecendo apoio e assistência imediata as famílias afetadas.

Além dos bairros União, Urucu, Tauá Mirim na região do Centro, rua Major Zeca e Vila Progresso que foram bastante castigados receberam a visita da comitiva do prefeito que confirmou medidas emergenciais nas áreas atingidas e ajudas de custo para as famílias.
Segundo o prefeito que em breve irá reunir a área técnica visando a criação de um Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos para prevenção de eventos climáticos, que antes era uma raridade, mas hoje já faz parte da realidade até na área central da Amazônia.
“Recentemente tivemos uma estiagem que castigou principalmente a zona rural do município, isolando dezenas de comunidades e agora a chuva com enxurradas e alagações chegaram com muita força na área urbana, e tudo isso requer uma intervenção imediata da administração municipal”, comentou o prefeito.
Como medida urgente, o prefeito já determinou a secretaria de obras a desenvolver dragagem e desassoreamento nos igarapés e limpeza em todos bueiros da cidade, como ação de apoio à prevenção.
Nas próximas semanas, o prefeito terá reunião com o governador Wilson Lima(União Brasil), onde, entre outros assuntos na pauta de reunião, o problema das enchentes e alagação, assim como todos os eventos climáticos da estiagem será um dos assuntos a ser abordado.
Da mesma forma, com ajuda do Deputado federal Adail filho (Republicano) e do superintendente da Suframa Bosco Saraiva e Senador Omar Aziz (PSD), irá buscar agendar reunião com o presidente do BNDS, visando aprovar projetos e captar recursos para essa finalidade, já trabalhando os projetos preliminares da construção do novo porto de Coari, que em breve será anunciado num plano de ação.
