O programa Voa Brasil fechou o quarto mês de funcionamento com 20 mil passagens reservadas, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos nesta terça-feira (3).
Lançado em julho, o Voa Brasil beneficia aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com passagens aéreas de até R$ 200 o trecho.
“São números que mostram que nosso objetivo está sendo atingido, que é incluir mais brasileiros no transporte aéreo. Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de elevada ociosidade”, disse em nota o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Quando lançou o programa em parceria com companhias a aéreas, o governo anunciou que 23 milhões de pessoas poderiam ser atingidas pela iniciativa e que a previsão era a de vender 3 milhões de bilhetes em um ano.
O programa foi anunciado pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, nos primeiros meses do governo Lula. Depois de vários adiamentos e sob a gestão de Silvio Costa Filho, o Voa Brasil foi finalmente lançado em uma versão desidratada.
🛬O programa Voa Brasil não usa dinheiro público para subsidiar passagens, apenas reúne em uma plataforma assentos ociosos dos voos das empresas aéreas.