Aviões vindos de Miami, nos Estados Unidos, que realizavam o fretamento para transporte de turistas de navios de cruzeiros, não pousaram em Manaus por conta da seca que baixou os níveis dos rios.
A capital iria receber os viajantes dos dois aviões no Aeroporto de Manaus, mas a seca que atingiu a região impossibilitou a chegada dos grandes cruzeiros. Dessa forma, Fortaleza foi escolhida para a movimentação.
Seca impede chegada de aviões com turistas para cruzeiro
Cenas gravadas na quarta-feira (11) mostram a chegada e a partida dos dois grandes aviões de empresas norte-americanas. Eles passaram pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, Ceará.

O registro publicado no canal “Mundo Avião”, que possui uma câmera ao vivo voltada ao aeroporto, mostra o Airbus A330-200 de matrícula N819CA, da National Airlines, e o Boeing 777-200 de matrícula N846AX, da Omni Air.
O primeiro pousou às 06h14 e decolou às 10h02, enquanto o segundo pousou às 07h50 e decolou às 11h49.
Temporada de cruzeiros
Apesar disso, cerca de 19 mil turistas irão chegar ao Amazonas durante a temporada de cruzeiros 2024/2025.
A estimativa foi divulgada pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
No entanto, os rios que banham o Amazonas começaram a subir, e a previsão é de que as atividades retornem à normalidade em breve.
Além disso, cerca de 1.070 turistas já desembarcaram em Manaus, em novembro. Isso porque o MS Náutica, chegou pela primeira vez no Amazonas, dando início à temporada que irá até maio de 2025.
